Prevendo uma crise mais acentuada nos próximos meses, o prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando, reuniu seus 11 secretários executivos na manhã desta segunda-feira, dia 24, para anunciar uma nova medida de redução de gestos e custeio da máquina pública.
O chefe do Executivo determinou a cada um de seus dirigentes de Secretaria, a elaboração de um plano de redução de no mínimo 30% relacionado às despesas cotidianas das respectivas pastas. A ideia de Julio Fernando é diminuir os “gastos” para manter os investimentos em obras de infraestrutura e fortalecer desta forma, a economia local e atrair novos investidores privados.
Segundo uma fonte consultada pela nossa reportagem (Inseticida Politico) que participou da reunião, houve uma queda acentuada numa das principais fontes de recursos da Prefeitura, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), verba repassada pelo Governo Federal e garantida na Constituição.
O prefeito também pretende manter a credibilidade da Prefeitura com fornecedores e com o funcionalismo público, que até o momento não foram afetados. Além de passar a tesoura em gastos com custeio, o prefeito vai diminuir o número das viagens consideradas “secundárias”, aquelas que não trazem benefícios para a melhoria da gestão pública. Haverá ainda corte nos cargos comissionados e gratificados.
Por enquanto, o anúncio foi praticamente “genérico” e sem a devida apresentação de dados reais sobre a atual situação financeira do município. Militantes da oposição criticam o aumento dos gastos com custeio e citam como exemplo a compra “exagerada” de veículos sem necessidade.
FONTE: http://inseticidapolitico.com.br