Projeto da prefeitura atende população em Capão Bonito (SP).
'Objetivo é melhorar o clima', diz secretário do Meio Ambiente.
Um projeto realizado em um viveiro municipal de Capão Bonito (SP) oferece consultoria sobre a plantação de árvores e executa a colocação de mudas gratuitamente à população. O espaço, aberto aos moradores, conta com 85 espécies de vegetais, entre plantas frutíferas, exóticas e ornamentais. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Varela, o plano começou há dois anos. “O foco principal é melhorar o clima da cidade, deixando-o mais ameno e agradável”, ressalta.
Varela também explica que o projeto é acompanhado por técnicos que avaliam os pedidos dos interessados e explicam o que é preciso ser feito para a plantação de uma espécie. As mudas são desenvolvidas no viveiro e, ao atingir a fase adulta, podem ser obtidas pelo morador, que entra em contato com a Pasta para obter a árvore.
A agrônoma Rita de Cássia Necho usou o serviço. “Liguei para a Secretaria do Meio Ambiente e pedi uma muda para arborizar minha calçada. Informei a posição dos postes e fiz a solicitação da espécie que eu gostaria”, relata.
De acordo com o técnico responsável pela colocação das mudas, José Roberto, algumas espécies não são prejudiciais ao solo urbano. “Estamos plantando ipês nas ruas. A planta não destrói as calçadas”, afirma.
Apesar do sucesso no programa de arborização do município, o diretor de Meio Ambiente Reinaldo Daniel lembra que proteger as áreas de preservação é uma tarefa complicada. “Os maiores problemas encontrados na área de preservação são as invasões nos bairros mais retirados e as queimadas”, completa.
Fonte: g1.com.br