19/05/2016

Prefeitura e UFSCar assinam acordo de cooperação institucional

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO – O prefeito Julio Fernando assinou nesta semana um importante acordo de Cooperação Institucional com a Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, com interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI-UFSCar).
Segundo o prefeito Julio Fernando, o acordo permitirá o desenvolvimento do projeto de extensão denominado “Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC) – Capão Bonito, sob a coordenação do prof. dr. Fábio de Lima Leite, do Departamento de Física, Química e Matemática da UFSCar, Campus Sorocaba.
“O NDC será executado em escolas da rede municipal, conforme Plano de Atividades. O Objetivo do NDC é descobrir futuros talentos para a ciência e despertar nos estudantes do ensino fundamental a busca de respostas e entendimento dos fenômenos científicos. Por meio da divulgação científica e do ensino de ciências, serão realizadas ações estratégicas que propiciarão um canal de comunicação entre discentes e docentes do ensino municipal fundamental e superior, estreitando o relacionamento professor-aluno-graduano. O NDC também proporcionará o desenvolvimento de valores indispensáveis para a formação de um profissional com criatividade, liderança, disposição para sua própria capacitação permanente, intelectualidade, perseverança, ética, responsabilidade social e ambiental”, destacou o prefeito Julio Fernando.
Com o acordo, Capão Bonito designará um coordenador local para colaborar com as ações do NDC, tais como inscrições em eventos, palestras, excursões, reuniões, etc.
O acordo entre prefeitura e UFScar tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado, mediante termo aditivo, até perfazer o limite de 60 meses.
Segundo o coordenador Fábio Leite, o Programa Futuro Cientista funciona a partir da criação destes núcleos, que já estão distribuídos em várias escolas da região.
“Cada núcleo é formado por várias ‘células inteligentes’, organizados na forma de um Clube de Ciências. O objetivo é descobrir futuros cientistas entre crianças e adolescentes do ensino público, garimpando aqueles com talento e interesse em se tornarem, mais adiante, investigadores na área, além de promover a criatividade e a curiosidade científica entre os estudantes, propondo que eles participem ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos”, explicou Leite.
Desde o inicio de suas atividades, em 2010, o Programa já arrecadou mais de R$ 515 mil reais em bolsas, financiamentos, parcerias e apoios de instituições privadas e públicas.
“O Programa Futuro Cientista é uma alternativa sustentável que, direta ou indiretamente, colabora para o desenvolvimento educacional, incrementando as atividades extracurriculares à escola, além da melhoria da qualidade de vida e de condições de empregabilidade, através do investimento na formação dos participantes. É muito importante Capão Bonito ser beneficiada por esse acordo de cooperação. O fato de o Programa desenvolver esses valores nas crianças já se reveste de extrema valia e importância, contribuindo na formação integral de cada aluno, seja profissional, pessoal ou social”, destacou o prefeito Julio Fernando.
Conforme ainda a UFCAR, entre as missões do Programa está resgatar a responsabilidade social como expressão de uma postura ética, comprometida com a cidadania e com os direitos da criança e do adolescente, assumindo, portanto, uma posição de corresponsabilidade. “O Programa constrói um ‘plano de vida’ para os jovens participantes, fornecendo novas perspectivas e dando suporte necessário para que este estudante chegue a Universidade”.
fonte: PMCB

> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital

Contato: portalcapaobonito@hotmail.com

Voltar ao topo ↑
© 2016 Portal Capão Bonito - Noticiário Digital - IMEDIATA ® - Todos os direitos reservados.
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com | Capão Bonito - SP