Nova lei municipal aumenta multa e apreende veículos irregulares.
Intenção da fiscalização é proteger os profissionais legalizados.
A Polícia Militar de Capão Bonito (SP) intensificou o trabalho de fiscalização nos principais cruzamentos da cidade. O objetivo é coibir a atuação de táxis clandestinos.
A medida foi tomada após a aprovação, nesta segunda-feira (30), de uma lei municipal que aumenta a severidade da multa aplicada ao motorista flagrado. De acordo com a prefeitura, de janeiro a setembro deste ano, 80 multas haviam sido aplicadas na cidade. Os autuados tiveram que pagar R$ 85,13. Agora, com a aprovação da lei, os motoristas que forem flagrados terão que pagar quase R$ 2 mil, além de terem o veículo apreendido.
Segundo o tenente da Polícia Militar, Wagner Luciano de Oliveira, os policiais podem apreender carros particulares com placas de outras cidades e até mesmo do município, que fazem o transporte da população sem nenhuma licença. “Nós estamos priorizando os fluxos de veículo para tentar interceptar os clandestinos, e normalmente em três pontos da cidade nós fazemos essas blitz“, explica.
Ainda segundo Oliveira, a utilização de táxis clandestinos pode acabar em sérios transtornos. “São três problemas basicamente: problema criminal, que é uma contravenção; problema do código de trânsito e municipal, que proíbe essa atividade não regularizada; e o pior de todos, o problema social, já que muitas pessoas desavisadas, usam desse serviço e não é raro casos de furtos, roubos, ou até mesmo estupros nesses veículos“, afirma.
De acordo com o diretor de trânsito do município, Gilberto Tobias Domingues, a lei vem contribuir para o trabalho feito pelos profissionais do município. “Vem ajudar muito, porque na realidade era essa a ferramenta que faltava para gente poder coibir esse tipo de transporte clandestino”, conta.
Para o presidente da Associação dos Taxistas da cidade, Lourival Vieira Brizola, Capão Bonito possui 51 táxis cadastrados, sendo 39 na área urbana e 12 na área rural. “A gente tem lutado contra esses clandestinos por isso. Nós pagamos impostos, a gente trabalha de forma regularizada, então não é justo. Os veículos de Capão Bonito são brancos, com placas vermelhas da cidade, todos possuem uma placa indicativa de táxi em cima, e muitos contem adesivos“, ressalta.
Fonte: G1.com