12/12/2016

Moradores pedem obras em pontes de madeiras que desabaram

Produtor é flagrado escalando ponte caída em Capão Bonito (SP).
Prefeitura informa que fez projetos para recuperar passagens na zona rural.


Os moradores dos bairros rurais de Capão Bonito (SP) e São Miguel Arcanjo (SP) afirmam que a falta de obras em pontes de madeira que desabaram está prejudicando o escoamento da produção agrícola entre as das cidades. Uma das pontes, que liga o bairro rural Turvo dos Almeidas e Gramadão, despencou há dois meses quando não suportou o peso de um caminhão com 14 toneladas de trigo.
Em nota, a Prefeitura de Capão Bonitoi nformou que fez um relatório de ambas as pontes e que foram elaborados projetos para que sejam substituídas por estruturas de concreto. Os projetos foram enviados ao governo estadual para que sejam viabilizados em 2017. Além disso, o órgão aponta que as duas passagens estão no cronograma de recuperação e devem ser reparadas no ano que vem. O Executivo ainda justifica que a recuperação das pontes não foi realizada porque a Secretaria de Obras prestava serviços em outros bairros rurais.
Segundo o produtor Felipe Medeiros, todos os dias ele precisa passar pela ponte, mesmo que caída, para buscar leite. A equipe de reportagem  foi ao local e flagrou o momento em que o agricultor escalava a passagem para completar a travessia. “Medo até tenho, mas não tem o que fazer. Busco leite para a minha família. Ir pela rodovia é complicado, então venho por aqui”, explica.
O produtor de leite Jefferson Vieira dos Santos conta que a queda da estrutura de madeira prejudicou os negócios. “Como eu mexo com vacas e parte leiteira, a turma vinha buscar leite na propriedade. Mas, como aconteceu essa tragédia da ponte cair, as vendas foram afetadas porque não tem como eles [compradores] passarem. Alguns ainda se arriscam na travessia, mas é arriscado”, pondera.
Próximo ao local, outra ponte de madeira está parcialmente cedida. O aposentado Francisco Mendes Souto comenta que “passar por ela dá medo”. “Todo mundo passa por aqui tremendo”, revela.
Acostumado a usar a ponte para abastecer a motocicleta em um posto de combustíveis no bairro Gramadão, o agricultor Vandré Rodrigues garante que o acesso nunca esteve tão perigoso. “Desde criança passo por aqui, mas do jeito que está nunca tinha acontecido. Este ano que começou a problema. Foi por causa da correnteza, que enche até a boca e começa a levar a ponte”, completa.Ponte de madeira entre Gramadão e Turvo dos Almeidas está cedendo (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte: G1

> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital

Contato: portalcapaobonito@hotmail.com

Voltar ao topo ↑
© 2016 Portal Capão Bonito - Noticiário Digital - IMEDIATA ® - Todos os direitos reservados.
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com | Capão Bonito - SP