12/04/2017

Itapetininga tem primeiro caso de chikungunya e Vigilância tenta conter doença!

Vítima de 34 anos foi tratada no Hospital Regional e já recebeu alta. Mora na Vila Mazzei e não teve o sexo divulgado.


A vigilância Epidemiológica de Itapetininga (SP) confirmou nesta quarta-feira (12) o primeiro caso de chikungunya na cidade. A vítima tem 34 anos e mora na Vila Mazzei, mas não teve o sexo informado. Para tentar conter novos casos da doença, a Vigilância fez um bloqueio no bairro.
A doença foi confirmado por exames em 6 de março, porém foi divulgada pelo órgão apenas nesta quarta-feira. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o paciente recebeu tratamento no Hospital Regional e já recebeu alta.
Ainda de acordo com o departamento, no primeiro semestre de 2017 foram notificados 52 casos possíveis de dengue em Itapetininga, sendo que apenas um foi confirmado. Houve também cinco suspeitas de chikungunya, sendo o primeiro confirmado nesta quarta-feira. Não houve nenhum caso suspeito do vírus da zika.

A chikungunya

A doença é contraída pela picada do mosquito Aedes aegypti e seus sintomas são parecidos com a dengue. A vítima sente febre, mal-estar, dores pelo corpo e cabeça, apatia e cansaço. Como o vírus ataca as juntas, causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço e vermelhidão.
No Brasil, o número de casos da doença caiu consideravelmente este ano em relação a 2016. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 31 de março, o total de casos de chikungunya em 2017 é de 17.525. Já até o mesmo período do ano passado, o número chegava a 80.686 casos, quatro vezes a mais que esse ano.

Fonte: G1

> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital

Contato: portalcapaobonito@hotmail.com

Voltar ao topo ↑
© 2016 Portal Capão Bonito - Noticiário Digital - IMEDIATA ® - Todos os direitos reservados.
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com | Capão Bonito - SP