31/05/2017

Aumenta procura por vacina contra meningite após mortes pela doença na região

Prefeitura de Capão Bonito (SP), onde houve mortes, descarta surto. 
Confira orientações de um médico para prevenção.

Fonte: G1 - (site da fonte) 

Com cinco casos confirmados de meningite na região desde o começo do ano, dos quais duas pessoas morreram em Capão Bonito (SP), a procura pela vacina contra a doença aumentou. Em uma clínica particular de Itapetininga (SP), por exemplo, o movimento dobrou nas últimas duas semanas. Denize Camargo é a mãe da Carolina, de 9 anos, e quis garantir já todas as doses para a filha.

“Acho que tem que prevenir, é uma segurança para os filhos e uma tranquilidade para gente”, afirma a relações públicas. A criança entende que a picada é para o seu bem: “Não doeu e eu quero estar protegida”.

O infectologista Carlos Lazar esclarece que existem vários tipos de meningite que podem ser provocadas por bactérias ou vírus. A meningite bacteriana é uma das mais fortes e pode levar à morte. A atenção deve ser redobrada principalmente com as crianças menores de um ano e idosos, especialmente na época mais fria do ano, pois é quando a doença se propaga mais facilmente.

“Evitar aglomerações é sempre importante, principalmente nesta época do ano, outono-inverno. Se não evitar, é maior a facilidade de adquirir uma meningite”, orienta.

Nas escolas, professoras explicam para as crianças a importância de manter as mãos sempre limpas e reforçam os demais cuidados com a higiene.
“Falamos sobre lavar as mãos no momento da refeição, na vinda do banheiro, frisamos muito isso. Não só pelo cuidado, mas porque a gente sente que os alunos são veículos de propagação, tudo o que você transmite aqui é repassado em casa”, diz a professora Glicemara Bueno.

Lazar confirma todos esses cuidados e também explica a importância de arejar os ambientes que as crianças frequentam. “Quanto maior o espaço, com salas arejadas [na escola], as chances diminuem de ter a doença, embora a gente saiba que esse contato entre as crianças ainda vai existir. Também é necessário ter em conta a imunidade da criança, com boa alimentação para que ela sempre tenha uma imunidade maior e resista a esse tipo de infecção, que são as meningites”.

Fonte: G1 - (site da fonte) 

> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital

Contato: portalcapaobonito@hotmail.com

Voltar ao topo ↑
© 2016 Portal Capão Bonito - Noticiário Digital - IMEDIATA ® - Todos os direitos reservados.
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com | Capão Bonito - SP