Evento contará com a presença do presidente estadual do Sebrae Tirso Meirelles
A Prefeitura Municipal de Capão Bonito lançará o Programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) no próximo dia 13 de fevereiro, às 10h00, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”. O evento contará com a presença do presidente estadual do Sebrae Tirso de Salles Meirelles.
O JEPP, que é um curso de empreendedorismo para estudantes do 1º ciclo do ensino fundamental, é mais uma realização da Prefeitura de Capão Bonito, por meio da Secretaria de Educação em parceria com o Sebrae. O convênio foi assinado pelo prefeito Marco Citadini no último mês de janeiro.
A presença de Meirelles foi confirmada em reunião realizada na sede do Sebrae em São Paulo com a presença do secretário de Educação, Wagner Santos, do diretor da Divisão de Ensino Fundamental, Santino Oliveira e do presidente da ACIAP, Ary Russo.
“Estaremos em Capão Bonito para o lançamento oficial da parceria para a formação de estudantes empreendedores. O prefeito Marco Citadini estará dando um grande passo para a implantação da cultura empreendedora nas escolas”, afirmou Meirelles.
JEPP
O JEPP é destinado para fomentar a educação e a cultura empreendedora, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.
Segundo o Sebrae, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender, sendo características fundamentais dos comportamentos empreendedores.
“O JEPP tem uma proposta pedagógica para cada ano, com atividades lúdicas que fazem com que os alunos assumam riscos calculados e tomem decisões a terem um olhar observador para que possam identificar oportunidades de inovações”, destacou o analista de negócios do Sebrae, Eduardo Galvão.
Segundo a Secretaria de Educação, as primeiras escolas que contarão com o curso são: Governador Franco Montoro, João Laurindo da Silva, Professora Isolina Leonel Ferreira, Jornalista José Carlos Tallarico, Professora Sumie Tereza Matsuura Baldissera e Monsenhor Pedro José Vieira.
O Sebrae irá capacitar os professores, a partir de fevereiro, para aplicarem o conteúdo junto aos alunos, que receberão material e apostilas, conforme explicou o secretário de Educação, Wagner Santos. “As primeiras escolas terão o curso ainda nesse semestre, e a nossa ideia é ampliar o número unidades escolares já no ano que vem. As aulas serão essenciais para que os estudantes tenham esse olhar empreendedor desde crianças, pois o empreendedorismo é um dos setores que mais crescem e mais empregam em todo o mundo”, completou.
O prefeito Marco Citadini agradeceu mais uma parceria do Sebrae com a Prefeitura e destacou que essa é uma ação para fortalecer ainda mais a Educação em Capão Bonito.
“Agradeço ao Sebrae que é uma instituição que sempre apoia a Prefeitura e os capão-bonitenses, por meio de cursos, palestras e meios de incentivar o empreendedorismo. O JEPP vai apresentar uma nova visão aos nossos alunos e vai ao encontro do nosso propósito que é fomentar a Educação local, juntamente com as demais ações, como a implantação do Ensino Integral no município”, afirmou Citadini.