25/03/2019

Prefeitura cria “Brigada contra o Aedes Aegypti” para conter arboviroses no município

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio do decreto nº 035/19, da última sexta-feira (22), criou equipes de trabalho denominadas “Brigada Contra o Aedes Aegypti” a fim de conter o avanço das arboviroses, como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela no município.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Marco Citadini, há a necessidade de vistorias no âmbito municipal ao menos uma vez por semana por servidores responsáveis em identificar, remover e tratar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti para que se reduza a infestação do mosquito na cidade e consequentemente a possibilidade de transmissão das arboviroses. A brigada será composta por três servidores que atuam nos órgãos municipais, que serão designados por seus superiores hierárquicos.

As equipes ficarão competentes por vistoriar periodicamente o imóvel que se localiza o órgão público, de forma a eliminar criadouros do mosquito; identificar áreas que requerem um cuidado constante por meio de um mapa de risco da edificação como um todo; atuar de forma preventiva, indicando as providências que devem ser adotadas pelo órgão para eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes Aegypti; divulgar para os públicos interno e externo informações educativas para prevenção das arboviroses; registrar em formulário a execução das vistorias semanais e as ações preventivas ou corretivas realizadas para fins de conferência.

Caberá à Área de Vigilância em Saúde (agentes de controle de endemias – ACE) da Secretaria Municipal de Saúde, garantir suporte técnico para dúvidas e orientações às equipes de trabalho para a execução das suas ações e os dirigentes dos órgãos e entidades municipais deverão determinar e exigir o cumprimento das medidas preventivas e corretivas, bem como demais orientações e solicitações dadas pelo órgão municipal de Vigilância Sanitária.

A secretária municipal de Saúde Ana Fernanda afirmou que a ação é de extrema importância e necessidade para controle de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “É uma das formas para evitar surtos e epidemias das doenças em Capão Bonito nos próximos anos. O desenvolvimento do ciclo do mosquito está associado às condições de saneamento do meio e de salubridades das edificações, que podem favorecer acúmulo indevido de água e, assim, ambientes propícios à proliferação do Aedes Aegypti e a brigada irá prevenir e intervir nestes locais de risco”, explicou.


> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital

Contato: portalcapaobonito@hotmail.com

Voltar ao topo ↑
© 2016 Portal Capão Bonito - Noticiário Digital - IMEDIATA ® - Todos os direitos reservados.
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com | Capão Bonito - SP