Objetivo é de quebrar o ciclo de violência, solucionando os casos para que as pessoas não passem por mais situações de riscos
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Capão Bonito, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, vem realizando um trabalho amplo no município. Em um ano, a unidade faz um acompanhamento contínuo para cerca de 170 famílias capão-bonitenses.
O público atendido é formado por pessoas que vivem situação de risco social e de violação de direitos, como: violência física psicológica, negligência, violência sexual, afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida protetiva, situação de rua, abandono, trabalho infantil, descriminação por orientação sexual, e/ou raça/etnia, descumprimento de condicionalidades do programa Bolsa Família em decorrência de violação de direitos, cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços á Comunidade por adolescentes, entre outros.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Jaqueline Batista Costa, a equipe composta por assistentes sociais, psicólogas, advogada, recepcionista, auxiliar administrativa e conselheiro do idoso oferta serviços de orientação e encaminhamentos para os serviços existentes no município.
Das 170 famílias atendidas, destacam-se as com criança ou adolescente com medida de proteção de afastamento, cujos direitos foram violados pelos pais ou responsáveis, mulheres vivendo situação de violência, atendimentos a pessoa em situação de rua, família com idosos ou pessoas com deficiência vivenciando situação de violência e famílias com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Além do atendimento contínuo, o CREAS atende também cerca de 10 pessoas por dia, por meio de atendimentos pontuais, sendo diversas orientações às famílias residentes nos bairros de Capão Bonito, tanto da zona urbana, como da rural.
Outro serviço importante ofertado pelo CREAS acontece todas as últimas quartas-feiras de cada mês, quando é realizado uma reunião com mulheres vítimas de violência doméstica, que é feito em parceria com a Delegacia da Mulher. “A finalidade desses encontros é de fortalecer a mulher vítima de violência e não punir o agressor”, afirmou a coordenadora.
O público é referenciado por meio de encaminhamentos realizados pelo Ministério Público, disque 100, denúncias, Fundação Casa, INSS e rede socioassistencial através de abordagens e procura espontânea.
“Nossos atendimentos são realizados para dar autonomia para o indivíduo e/ou famílias, com o objetivo de quebrar o ciclo de violência, solucionando os casos para que as pessoas não passem por mais situações de riscos”, concluiu Jaqueline.
Formas de acesso
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Capão Bonito fica localizado a Avenida Massaichi Kakihara, nº 1540, na Vila São Paulo. Telefone: 3542-2586.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
26/04/2019
CREAS de Capão Bonito atendeu 170 famílias em um ano

> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com
Portal Capão Bonito - Portal Capão Bonito
Fundado em novembro de 2015