Novos casos de sarampo foram registrados neste ano na região de Itapetininga (SP). Até setembro, mais de dez casos haviam sido registrados.
As cidades de Angatuba, Boituva, Capão Bonito e Laranjal Paulista (SP) registraram um caso da doença. Em Avaré (SP), o único caso foi confirmado em uma menina de oito anos, mas ela se recuperou e passa bem.
Já em Cerquilho (SP), o caso foi registrado em um homem de 41 anos. Ele havia tomado uma dose da vacina, mas mesmo assim contraiu a doença. O homem passa bem.
Em Tietê (SP) foram dois casos da doença, em Cesário Lange (SP) foram três casos confirmados e, em Itapetininga (SP), o número de casos de sarampo subiu para sete.
O sétimo caso em Itapetininga foi confirmado no dia 30 de outubro, em um rapaz de 18 anos que havia tomado a vacina, porém contraiu a doença em São Paulo. Ele já se recuperou e passa bem.
Cidade com mais casos
Tatuí (SP) é a cidade da região com mais casos de sarampo dentre as mencionadas, sendo registrados 16 casos neste ano. A cidade não apresentava casos da doença desde 2002.
Todos os pacientes diagnosticados foram medicados, receberam acompanhamento médico e passam bem.
Como evitar?
A única maneira de evitar o sarampo é através da vacina tríplice viral, que também protege contra doenças como rubéola e caxumba.
No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser para crianças de um ano, e uma segunda dose para crianças com 15 meses.
Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos de 30 até 59 anos de idade ao menos uma dose, comprovada na carteira de vacinação.
Além disso, a vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas.
'Dose zero'
As crianças que têm entre seis e 11 meses e 29 dias de idade podem tomar a "dose zero" da vacina contra o sarampo na região de Itapetininga (SP).
Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, mais de 2.300 casos foram registrados no Brasil. Só no estado de São Paulo, foram 2.299 casos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no município 837 crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a vacina. As doses começaram a ser aplicadas no dia 22 de agosto.
A dose extra é um complemento, por isso o calendário de vacinação precisa ser seguido normalmente.
Fonte: G1
11/11/2019
Aumenta os casos de sarampo na região e Capão Bonito registra um caso da doença

> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com
Portal Capão Bonito - Portal Capão Bonito
Fundado em novembro de 2015