11/11/2019

Aumenta os casos de sarampo na região e Capão Bonito registra um caso da doença

Novos casos de sarampo foram registrados neste ano na região de Itapetininga (SP). Até setembro, mais de dez casos haviam sido registrados.

As cidades de Angatuba, Boituva, Capão Bonito e Laranjal Paulista (SP) registraram um caso da doença. Em Avaré (SP), o único caso foi confirmado em uma menina de oito anos, mas ela se recuperou e passa bem.

Já em Cerquilho (SP), o caso foi registrado em um homem de 41 anos. Ele havia tomado uma dose da vacina, mas mesmo assim contraiu a doença. O homem passa bem.

Em Tietê (SP) foram dois casos da doença, em Cesário Lange (SP) foram três casos confirmados e, em Itapetininga (SP), o número de casos de sarampo subiu para sete.

O sétimo caso em Itapetininga foi confirmado no dia 30 de outubro, em um rapaz de 18 anos que havia tomado a vacina, porém contraiu a doença em São Paulo. Ele já se recuperou e passa bem.

Cidade com mais casos

Tatuí (SP) é a cidade da região com mais casos de sarampo dentre as mencionadas, sendo registrados 16 casos neste ano. A cidade não apresentava casos da doença desde 2002.

Todos os pacientes diagnosticados foram medicados, receberam acompanhamento médico e passam bem.


Como evitar?

A única maneira de evitar o sarampo é através da vacina tríplice viral, que também protege contra doenças como rubéola e caxumba.

No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser para crianças de um ano, e uma segunda dose para crianças com 15 meses.

Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos de 30 até 59 anos de idade ao menos uma dose, comprovada na carteira de vacinação.

Além disso, a vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas.


'Dose zero'

As crianças que têm entre seis e 11 meses e 29 dias de idade podem tomar a "dose zero" da vacina contra o sarampo na região de Itapetininga (SP).

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, mais de 2.300 casos foram registrados no Brasil. Só no estado de São Paulo, foram 2.299 casos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, no município 837 crianças entre seis e 11 meses precisam tomar a vacina. As doses começaram a ser aplicadas no dia 22 de agosto.


A dose extra é um complemento, por isso o calendário de vacinação precisa ser seguido normalmente.

Fonte: G1


> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital

Contato: portalcapaobonito@hotmail.com

Voltar ao topo ↑
© 2016 Portal Capão Bonito - Noticiário Digital - IMEDIATA ® - Todos os direitos reservados.
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com | Capão Bonito - SP