A informação mais esperada pelos pais e mães de SP foi anunciada: as aulas devem retornar no estado de São Paulo, com rodízio entre os estudantes, no próximo dia 8 de setembro, com rodízio de alunos, 35% de ocupação das salas, escalonamento e protocolos como distanciamento entre os alunos, monitoramento das condições de saúde e protocolos de higienização dos ambientes escolares. A data vale para todo sistema educacional do Estado de São Paulo, e será feita em conjunto em todas as cidades: de creches a universidades, da rede estadual e municipal, e também serve como recomendação às entidades privadas e para cursos livres.
O governo de São Paulo anunciou dia 24 de junho, que as escolas poderão ser reabertas quando estado estiver na fase amarela do plano de flexibilização – ou seja, todas as regiões estejam por 28 dias na fase 3 do Plano São Paulo. “Se uma região regredir, vamos tratar aquela região, mantendo o estado aberto”, afirmou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. Importante frisar que no dia 4 de setembro o governo vai apresentar um raio-x do coronovírus em SP e o mapa da pandemia no Estado, e a partir desses dados poderemos saber se o cronograma anunciado poderá ser efetivado.
A proposta prevê rodízio de estudantes e uma combinação de aulas presenciais com manutenção do ensino à distância. “Construímos um plano com protocolos bem definidos de distanciamento social, monitoramento de saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes escolares, para garantir essa segurança, repito, nas escolas públicas municipais, estaduais e também a recomendação para as escolas privadas em todo o estado de São Paulo”, afirmou o governador João Doria.
Rossieli Soares reconheceu que vamos levar até 3 anos para recuperar tudo que as crianças perderam nesse período. Pelo plano do governo, as escolas deverão preparar projetos pedagógicos que promovam o acolhimento socioemocional, a recuperação e aprofundamento da aprendizagem perdida no ano por conta das dificuldades com o ensino remoto durante a pandemia e traçar estratégias para prevenção do abandono e da evasão escolar.
Ele afirmou, inclusive, que o governo estuda a possibilidade de criar um quarto ano no Ensino Médio, opcional, para suprir as deficiências que este ano de pandemia pode gerar na formação desses alunos em 2020.
29/06/2020
Governo de SP anunciou previsão de retorno das aulas em setembro

> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com
Portal Capão Bonito - Portal Capão Bonito
Fundado em novembro de 2015