Um filhote de jaguatirica foi resgatado depois de ser encontrado por um morador no quintal de uma casa no bairro Monjolada, em Guapiara (SP). O resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros de Capão Bonito (SP), na manhã de terça-feira (4).
De acordo com a corporação, um morador entrou em contato com os bombeiros informando que havia um filhote de "onça" no quintal da casa dele.
Segundo relatos do morador à equipe de resgate, por diversas vezes ele tentou devolver o bichinho ao habitat natural, mas ele sempre retornava. Uma equipe foi até o local e fez a captura do bicho, que se tratava de uma jaguatirica.
Ainda segundo a corporação, por ser um filhote, o animal não poderia ser devolvido à natureza, contudo, ele será levado nesta quarta-feira (5) para Botucatu (SP), onde vai ser adotado por uma ONG especializada em readaptação animal até que ele possa ser devolvido ao habitat natural.
O sargento do Corpo de Bombeiros Jose Luiz Pichinelli Junior contou que o filhote foi encontrado bem magro, apesar de ter recebido cuidados do dono da residência e não ter nenhum ferimento.
"Foi a primeira vez que resgatei um bicho dessa espécie. Nós resgatamos todos os tipos de animais e todas as vezes isso é prazeroso demais. Fiquei muito feliz em fazer parte do resgate desse animal, ainda mais por se tratar de uma espécie com risco de extinção", diz.
"Tomamos todos os cuidados com o filhote, que pernoitou no quartel e hoje de manhã vai ser levado para Botucatu", completa o sargento.
Segundo Pichinelli Junior, o retorno do felino para a natureza vai precisar ser adiado por um tempo.
"Ele terá que ser ensinado antes de retornar para a natureza, pois é um filhote ainda. Por isso o Centro de Triagem de Botucatu fará a soltura assim que ele estiver preparado. Senti felicidade em ajudar", explica.