14/10/2020

Óbitos de homens pela Covid-19 em Capão Bonito é o dobro do que em mulheres

 Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Capão Bonito, mais precisamente pelo Setor de Vigilância Epidemiológica sobre a Covid-19 no município, apontou que a letalidade tem sido maior entre homens do que em mulheres.


Dos 20 óbitos ocorridos até esta semana na cidade, 14 foram do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Um dos fatores que explicam este número significativo é que os homens se cuidam menos e com isso têm mais doenças permanentes não controladas, e isto acaba sendo fator de complicação para a Covid-19 e entre as doenças que mais complicam o tratamento dos infectados estão os pacientes portadores de diabetes e insuficiência cardíaca.


Apesar da letalidade ser maior entre os homens, são as mulheres que têm sido contaminadas em maioria no município.


“Sabemos que os homens têm menos cuidados com a saúde e isto acaba refletindo no tratamento de doenças contínuas como diabetes, hipertensão e tantas outras. Esta falta de cuidado influencia na qualidade e longevidade da vida e o Corona-vírus é somente mais uma prova de que quem não se cuida acaba tendo maiores riscos”, disse a secretária de Saúde de Capão Bonito, Ana Fernanda Lima.


Outro dado importante levantado é que os mais jovens são os maiores contaminados confirmando a preocupação do Comitê de Combate à Pandemia no município que tem alertado para o descuido das pessoas de menor idade com os cuidados necessários para prevenção à doença.


Entre os 20 óbitos na cidade nenhum tem idade inferior a 40 anos, o que confirma que a letalidade do vírus é maior quanto mais idoso for o contaminado. Outro dado que comprava esta tese é que entre as 10 pessoas de 81 a 90 anos contaminadas 5 foram a óbito, uma taxa de mortalidade de 50% dos casos até aqui.


“Quando a pandemia chegou e tínhamos dificuldade com a testagem e o índice de mortes era muito alto, mas com o decorrer do combate e com o aumento das ações e principalmente da testagem podemos entrar na normalidade da doença com números iguais a de qualquer outra cidade do país”, disse a secretária de Saúde.


SEGUNDA ONDA:


Os temas mais discutidos estavam relacionadas as aglomerações de jovens em pontos da cidade e também possibilidade de aumento de casos devido as medidas de flexibilização do estado Governo do São Paulo.


Uma das medidas tomadas por determinação do prefeito foi o fechamento do Parque das Águas que tem se transformado em local de concentração sem que as pessoas tenham o devido cuidado. 

Além do fechamento do Parque, a fiscalização continuará atuando na orientação aos bares, restaurantes e lanchonetes para que sigam as recomendações para a não proliferação da doença.


> Portal Capão Bonito - Noticiário Digital

Contato: portalcapaobonito@hotmail.com

Voltar ao topo ↑
© 2016 Portal Capão Bonito - Noticiário Digital - IMEDIATA ® - Todos os direitos reservados.
Contato: portalcapaobonito@hotmail.com | Capão Bonito - SP