Segundo as prefeituras, o Ministério da Saúde não teria renovado repasses para custear esses leitos por falta de orçamento; o Ministério afirmou que tem dado todo o apoio aos estados e municípios.
As prefeituras de Capão Bonito e Tatuí (SP) entraram em contato com o governo de São Paulo para custear mais leitos de UTI. Segundo as prefeituras, o Ministério da Saúde não teria renovado repasses para custear esses leitos por falta de orçamento.
A prefeitura de Tatuí afirmou que os 10 leitos de UTI Covid da Santa Casa da cidade vão ser custeadas pelo estado até a aprovação orçamentária do Ministério da Saúde.
Já a prefeitura de Capão Bonito informou que está formalizando o pedido de financiamento dos cinco leitos de UTI e que o município está tentando a ampliação para mais 10.
O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta (4) que tem dado todo o apoio aos estados e municípios, investindo em ações, serviços e infraestrutura para o enfrentamento da pandemia, como a habilitação de leitos de UTI.
Segundo a pasta, desde maio do ano passado foram habilitados 4.302 leitos para o estado de São Paulo, e que mais 515 leitos estão aguardando publicação de portaria ou correção de documentos para serem habilitados.
Disse ainda que os municípios podem pedir a prorrogação do custeio quantas vezes avaliarem necessário, desde que atenda as orientações do Ministério, como a taxa de ocupação superior a 50%.
O Ministério também afirmou que, em dezembro, foram liberados R$ 126 mi ao governo do estado de São Paulo para custear ações e serviços de saúde, como a manutenção de leitos de UTI.
Em nota, a Secretaria de Saúde do governo do estado disse que negocia com o Ministério da Saúde para que os leitos sejam liberados, mas não há prazo.
Fonte: G1