O objetivo do tratamento com plasma convalescente é transferir ao paciente, de maneira passiva, um quantitativo de anticorpos suficiente para combater o vírus.
A Câmara de Vereadores de Capão Bonito aprovou convênio com o Instituto Butatan para fornecimento e uso de plasma convalescente no tratamento contra Covid-19 na Santa Casa da cidade.
Capão é a primeira da região sudoeste a fechar essa parceria. A aprovação foi publicada no Diário oficial no dia 28 de maio.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o plasma funciona se usado precocemente no tratamento de Covid e em grandes volumes. O tratamento será direcionado a pacientes que se enquadrarem nos quesitos que devem ser avaliados pela equipe médica.
O convênio permitirá que a cidade seja inserida no contexto do estabelecimento de uma rede para a coleta e distribuição do plasma convalescente organizada pelo Instituto Butantan.
Há diversos estudos sobre o tratamento de Covid-19 com plasma hiperimune, alguns deles realizados no Brasil.
O protocolo é validado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e tem sido aplicado em outros hospitais pelo país.
Matéria completa: G1