A Prefeitura de Itararé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que, na terça-feira (12), foi confirmado o primeiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos) no município.
O munícipe está em acompanhamento desde o início dos sintomas e está em isolamento, apresentando melhora no quadro clínico.
Diferente da varíola normal, a varíola do macaco faz os gânglios linfáticos inchados e proeminentes.
Esta doença foi descoberta em 1958 numa colônia de macacos na África. Desde então, vários surtos foram relatados em humanos, mas apenas em África.
Devemos estar atentos à forma como os casos estão a avançar, pois a varíola do macaco cola de humano em humano.
ATENÇÃO: Monkey Pox ou chamada aqui no Brasil, como varíola dos macacos, está se espalhando pelo mundo, e vários países.
O nome é atribuído aos macacos, mas os macacos não são a causa disso, mesmo que transmitam doenças. O nome remonta ao ano em que foi descoberto em 1958 em macacos de laboratório preservados para pesquisa.
O vírus é transmitido aos humanos a partir de uma variedade de animais, e a infecção ocorre de animal para humano e de humano para humano através do contato direto com fluidos corporais ou do sistema respiratório.
O período de incubação é de 10 a 14 dias, e a doença dura de 2 a 4 semanas.
Os sintomas começam com linfonodos inchados, dor muscular, dor de cabeça, febre, fadiga, calafrios e, em seguida, erupção cutânea.
A taxa de mortalidade por varíola é de até 10%, principalmente nos grupos mais jovens.
No momento, não temos tratamento *específico para a varíola dos macacos*. Há alguns antivirais em estudo, mas esses medicamentos ainda estão em fases muito iniciais e devem demorar para ir para a etapa de testes clínicos.
Porém, é possível afirmar que a varíola dos macacos tem cura, porque possui um curso autolimitado, ou seja, os sintomas costumam ter resolução completa entre duas a quatro semanas. Parte do tratamento inclui o infectado se isolar para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas.
Métodos de prevenção pela higiene pessoal, mantendo-se longe dos animais e cozinhar bem as carnes
.